Escola Estadual Professora Marieta da Cunha Silva
Faixa etária mista: de 5ª à 8ª série.
A turma foi dividida em quatro grupos.
Aos alunos se questionou se entenderam a proposta da mostra, a questão da residência feita pelos artistas na tríplice fronteira e a relação entre os problemas abordados deste lugar e as obras como resultado.
Em seguida, eles foram convidados a perceber e refletir os problemas específicos do centro de Porto Alegre, local que abriga a mostra, e escreveram estes problemas para posterior discussão com a turma.
Assim que todos terminaram essa primeira parte, cada grupo socializou com a turma o que foi discutido.
Depois de todos apresentarem, os grupos escolheram um dos problemas discutidos para que criassem uma idéia de “apresentação artística” como solução ou reflexão deste problema.
Todos apresentaram suas idéias e uma discussão de fechamento foi feita (apesar da agitação da turma por causa do calor) sobre as diferentes possibilidades de se resolver um problema de forma artística.
Grupos
Faixa etária mista: de 5ª à 8ª série.
A turma foi dividida em quatro grupos.
Aos alunos se questionou se entenderam a proposta da mostra, a questão da residência feita pelos artistas na tríplice fronteira e a relação entre os problemas abordados deste lugar e as obras como resultado.
Em seguida, eles foram convidados a perceber e refletir os problemas específicos do centro de Porto Alegre, local que abriga a mostra, e escreveram estes problemas para posterior discussão com a turma.
Assim que todos terminaram essa primeira parte, cada grupo socializou com a turma o que foi discutido.
Depois de todos apresentarem, os grupos escolheram um dos problemas discutidos para que criassem uma idéia de “apresentação artística” como solução ou reflexão deste problema.
Todos apresentaram suas idéias e uma discussão de fechamento foi feita (apesar da agitação da turma por causa do calor) sobre as diferentes possibilidades de se resolver um problema de forma artística.
Grupos
Grupo 1: Larissa, Bruna Morais, Camilla Santos, Andressa, Bruna Fraga e Michele.
Grupo 2: Nicolas, Thalles, José Paulo, Walter.
Grupo 3: Gabriel, Alexandre, Bruno e Marcelo.
Grupo 4: Reginaldo, Luan, Carlos e Cristian.
Problemas abordados:
Grupo 1
• Camelôs
• Lixo nas ruas
• Falta de policiamento
• Pessoas [andando no meio da] na rua
• Roubo
• Violência
Grupo 2
• Poluição do Guaíba
• Desmatamento das Ilhas
• Pichações
• Mau estado dos produtos
Grupo 3
• Contrabando (camelôs)
• Pichações nos muros
• Poluição no rio
• Assaltos
Grupo 4
• Lixo
• Comércio de contrabando
• Furtos
• Apresentações artísticas informais.
Soluções artísticas propostas:
Grupo 1
Problema escolhido - Lixo na rua
Solução - Desenho
Grupo 2
Problema escolhido – Desmatamento nas ilhas
Solução - Pintura – duas telas, antes e depois.
Grupo 3
Problema escolhido – Pichações
Solução – Desenho
Grupo 4
Problema escolhido – Apresentações artísticas informais
Solução – Uma obra de arte [da Bienal] com uma caixa ao lado com moedas.
Como responsável pela aplicação dessa oficina, concluo que o resultado foi muito bom. Mesmo com a agitação e o calor, os alunos participaram ativamente, e alguns demostraram desenvoltura, capacidade de argumentação e compreensão surpreendentes.
Estêvão da Fontoura
Grupo 2: Nicolas, Thalles, José Paulo, Walter.
Grupo 3: Gabriel, Alexandre, Bruno e Marcelo.
Grupo 4: Reginaldo, Luan, Carlos e Cristian.
Problemas abordados:
Grupo 1
• Camelôs
• Lixo nas ruas
• Falta de policiamento
• Pessoas [andando no meio da] na rua
• Roubo
• Violência
Grupo 2
• Poluição do Guaíba
• Desmatamento das Ilhas
• Pichações
• Mau estado dos produtos
Grupo 3
• Contrabando (camelôs)
• Pichações nos muros
• Poluição no rio
• Assaltos
Grupo 4
• Lixo
• Comércio de contrabando
• Furtos
• Apresentações artísticas informais.
Soluções artísticas propostas:
Grupo 1
Problema escolhido - Lixo na rua
Solução - Desenho
Grupo 2
Problema escolhido – Desmatamento nas ilhas
Solução - Pintura – duas telas, antes e depois.
Grupo 3
Problema escolhido – Pichações
Solução – Desenho
Grupo 4
Problema escolhido – Apresentações artísticas informais
Solução – Uma obra de arte [da Bienal] com uma caixa ao lado com moedas.
Como responsável pela aplicação dessa oficina, concluo que o resultado foi muito bom. Mesmo com a agitação e o calor, os alunos participaram ativamente, e alguns demostraram desenvoltura, capacidade de argumentação e compreensão surpreendentes.
Estêvão da Fontoura